Receita Risoto de Queijo brie e alho poró

De origem italiana, a palavra risotto significa, literalmente, “pequeno arroz” ou “arrozinho”. A origem do risoto no Brasil deu-se com a imigração italiana, em meados do século XIX e, ganhou novas variações. Como os brasileiros são extremamente criativos, aliado aos itens típicos de cada região deste país continental, o prato foi ganhando ingredientes próprios, como: carnes, crustáceos, frango, pato, queijos entre outros.

Vindo diretamente da Itália, o risoto tradicional é feito com arroz arbóreo. Diferente do arroz branco, seu modo de preparo requer um certo tempo para ele ficar cremosíssimo e no ponto certo. Sua base é feita sobre cebola e alho fritos na manteiga e no azeite onde vai se acrescentando caldo até chegar ao ponto ideal. Até a década de 1980, o risoto comum era feito com sobras de arroz e alimentos do dia a dia, e era mais conhecido por “arroz de forno”. Servia, basicamente, como um acompanhamento. Com o passar do tempo, no entanto, acabou por ganhar status de protagonista em lares e restaurantes.

O risoto hoje é um prato altamente apreciado na gastronomia atual, um sucesso e quase uma unanimidade. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal, acompanhando um bom vinho, de preferência.


Lista de Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • ½ cebola picada
  • 120 g de alho-poró
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • ½ xícara de chá de vinho branco seco
  • 80 g de queijo brie
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo médio, coloque a água, o caldo de legumes, misture, e espere ferver;
  2. Leve outra panela ao fogo médio, adicione a cebola, o alho-poró e refogue até que fiquem douradinhos;
  3. Adicione o arroz, o vinho branco e misture;
  4. Quando o vinho secar, acrescente, aos poucos, a água com o caldo de legumes, e continue mexendo; repita este processo até que o arroz fique al dente;
  5. Adicione o queijo e a manteiga e misture para que eles derretam;
  6. Tempere o risoto com sal, pimenta, espere o caldo secar e desligue o fogo;
  7. Agora é só servir. Bom apetite!
  8. Dica extra: Salpique queijo parmesão ralado a hora de servir. Também é uma excelente opção de acompanhamento para filé de peixe, carne vermelha ou frango grelhado. Capriche e aproveite!

Gostou? Anote a receita, venha para o Rokka’s comprar todos os ingredientes 😋🍜